uma dança pré-histórica | vídeo | 2016

Existem os paleontólogos de profissão e, no ateliê, os meninos arte-paleontólogos. Lá, um desses meninos, organiza famílias de dinossauros, estrutura suas aparições, conta histórias e transforma blocos de papéis, dos rascunhados aos coloridos, sulfite, kraft, jornal, cartão, cartolina, com seus recortes manuais precisos, nos mais diversos tipos desses seres ancestrais. Ele monta suas histórias, defendendo as vidas em cavernas e casas imaginárias, compartilhando sons, desventuras e cotidiano desses seres com a gente. Todos no grupo queremos conviver um pouco com essa força e maravilha criada pelas mãos de Kevin. E em mais uma manhã de ateliê, entramos nessa dança pré-histórica, que registrei aqui. O registro de uma atitude artística semanal.

 

O trabalho que desenvolvemos no ateliê de Artes Visuais, tem como estrutura a construção diária de um espaço coletivo de criação. As crianças, com suas mais diversas histórias, necessidades e recursos, encontram aqui um ambiente seguro e livre para interagirem e criarem. E enquanto acontece a criação, elas elaboram suas expressões, potências e individualidades. Neste vídeo, um registro das interações entre as crianças, que muitas vezes se comunicam e se entendem de uma maneira não-verbal e por meio de suas produções no ateliê.

Vídeo realizado no Ateliê de Artes Visuais com as crianças participantes da turma 7 da Oficina de Artes Visuais do PECP.

Orientação: Juliana Cordaro

Criação e edição: Juliana Cordaro

Apoio e realização: NAC - Núcleo de Arte e Comunicação do PECP

Música: Slow Heat - Kevin MacLeod (incompetech.com)

Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License