TEXTO - SOBRE O ATELIÊ DE ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Além de meu trabalho em desenho e pintura, como artista visual, também atuo com e para pessoas. Tenho uma pesquisa que dialoga com grupos, temas da coletividade e processos de criação e, assim, surgiu a oportunidade de flertar com algumas outras áreas, como educação e saúde. Também poderia se dizer que, nessas ações com as pessoas, há uma intenção de experimentar de forma artística e política as relações individuais e de grupo que se estabelecem de maneira transdisciplinar, numa rotina semanal de encontros artísticos e processo criativo em ambiente de ateliê.  

O espaço que encontrei até então para atuar dessa forma, tem sido o espaço institucional, que, no que diz respeito aos seus limites, se utiliza do termo arte-educação para nomear o cargo no qual atuo institucionalmente. E, em sintonia com um dos temas de minhas pesquisas em desenho e pintura, nos últimos dois anos e meio oriento pesquisas e investigações num ateliê que recebe crianças, adolescentes e jovens. Para mim, muito mais do que esta nomeação (arte-educação) que parece se fazer necessária em alguns meios como o que realizo este trabalho, há a sorte de termos uma certa liberdade de experimentar os mais variados aspectos de relação que se fazem possíveis num espaço coletivo em constante transformação.

Nos encontros artísticos com as crianças, adolescentes e adultos no ateliê, praticamos um trabalho de pesquisa e investigação das diferentes possibilidades que os encontros proporcionam. Paralelamente a isso, estes encontros também pressupõem um trabalho de amadurecimento, conhecimento e transformação do grupo e do espaço em que atuamos.

Estes projetos são também um exercício de sempre transformar e refletir sobre a minha declaração como artista. Procuro, nele, afinar cada dia um pouco mais os meus aprendizados e fortalecer as minhas pesquisas. Ser artista é a forma que escolho para compreender o mundo e, lidar com novas formas de transitar dentro da educação e da saúde, tem sido uma oportunidade de atuar politicamente.

Aqui neste site, há uma tentativa de registrar e organizar esta pesquisa e prática, de me inspirar e de compreender o percurso do meu processo e das trocas artísticas que vivenciamos (eu e os participantes do ateliê) semanalmente.

desenhos corporais. desenhos que vem de dentro. 

desenhos corporais. desenhos que vem de dentro.